Documentos PROUNI 2020: Lista de documentos PROUNI

Para ingressar no Prouni, realizar sua matrícula, e diversos outros processos, são exigidos alguns documentos Prouni 2020. Abaixo iremos dar melhores informações sobre o programa e quais são os documentos Prouni 2020 de caráter obrigatório.

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido pela sigla Prouni é uma das mais importantes iniciativas do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Que tem como um de seus principais objetivos promover maior democratização do ensino de nível superior no Brasil.

Através dele, milhares de estudantes conseguiram por meio de bolsas de estudo ingressarem em instituições de ensino superior renomadas para realizar o sonho de estudar em uma faculdade. E assim ganhar conhecimento e ingressar no mercado de trabalho com mais preparação.

Documentos Prouni 2020
Documentos Prouni 2020

Prouni 2020

Vale ressaltar que essas bolsas de estudo são destinadas aos estudantes que não possuem condições financeiras suficientes para arcar com as despesas exigidas pelas instituições de ensino superior.

Sendo assim, os candidatos de baixa renda interessados em participar da seleção do programa devem realizar todas as etapas do processo realizado pelo Prouni. Desde a sua inscrição até a efetivação da matrícula na instituição escolhida.

PROUNI 2020
PROUNI 2020

Neste artigo vou compartilhar contigo como funciona uma dessas etapas importantes que diz respeito a documentação exigida pelo programa, e que todos os candidatos devem ter conhecimento para cumprirem satisfatoriamente e assim garantir a sua vaga. Veja a seguir todos os detalhes.


 

Lista de Documentos para o Prouni

Além do número do CPF exigidos dos candidatos inscritos no Prouni 2020, ainda são solicitados que outros documentos sejam entregues a coordenação do programa na instituição de ensino escolhida.

Esses documentos devem ser cópias simples devidamente acompanhadas dos seus originais. Caso o contrário, a matrícula não poderá ser efetivada. Os documentos Prouni 2020 exigidos são os listados abaixo:

  • Comprovante de deficiência (se aplicável);
  • Comprovante de pensão alimentícia (se aplicável);
  • Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais ou responsáveis (se aplicável);
  • Contrato de aluguel em vigor (se aplicável);
  • Passaporte emitido no Brasil (se aplicável)
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) (se aplicável);
  • Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares ou complrovante de dispensa do serviço militar (apenas para sexo masculino, acima de 18 anos);
  • Carteira Nacional de Habilitação (se aplicável);
  • Comprovante de bolsa de estudos integral do ensino médio cursado em instituição particular (se aplicável);
  • Comprovantes referentes ao ensino médio cursados em escola pública;
  • Declaração de IRPF com recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e respectiva notificação de restituição, quando houver;
  • 3 (três) últimos contracheques para membros com renda fixa;
  • Comprovantes de residência (água, gás, energia elétrica ou telefone);
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) de todo os membros da família do candidato;
  • Carteira de Identidade de todo os membros da família do candidato.
Lista de Documentos para o Prouni
Lista de Documentos para o Prouni

Documentos Prouni 2020

O Prouni é realizado todos os anos a cada semestre letivo com a abertura de inscrições geralmente realizada nos meses de janeiro e julho. A seleção é realizada em uma única etapa e é feita somente pela internet diretamente no site oficial do Prouni 2020.

O Governo Federal exige aos candidatos que apresentem os seguintes documentos Prouni 2020 durante o processo de inscrição:

  • Número do CPF do candidato
  • Senha de inscrição do ENEM 2019.

Essa solicitação é exigida pelo Governo Federal como um meio que facilita a identificação do enquadramento dos estudantes que realizarem a sua inscrição no Prouni.


Como comprovar que não tenho renda para o PROUNI 2020?

São bastante comuns os casos de candidatos que se enquadram nos requisitos exigidos pelos programas de seleção. Mas também há uma significativa parcela que tem dificuldade com a comprovação de renda exigida. Uma vez que podem ter uma renda variável ou mesmo estarem desempregados.

Para ter ideia, o cálculo total da renda familiar compreende o valor total recebido pela família dividido pelo número de pessoas residentes na mesma casa.

É importante que se considere este detalhe para os cálculos realizados pelo programa. Já que as bolsas de estudo são oferecidas em duas modalidades:

  • Bolsa integral – Para os candidatos com renda bruta familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa
  • Bolsa parcial – Para os candidatos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quem pode se inscrever para o Prouni 2020

O Prouni é um programa do Governo Federal que chama a atenção de milhares de estudantes brasileiros. Com isso, a procura tem sido cada vez maior. Mas para conseguir uma vaga é importante que os candidatos interessados estejam de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.

Para se inscrever no Prouni é necessário que o candidato siga os seguintes requisitos e também apresente os documentos Prouni 2020 exigidos:

  • Participado do ENEM 2019 e alcançado nota mínima de 450 pontos na prova objetiva de Conhecimentos e ter tido qualquer nota diferente de 0 na prova de redação.
  • Completado o Ensino Médio em uma instituição ligada a rede pública de ensino ou que tenha sido bolsista integral em uma instituição particular.

Bom, por hoje é só, mas se você ainda tiver alguma dúvida é só deixar a sua mensagem abaixo. Até o próximo post!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...