Simulador PROUNI 2020: Como Funciona? Como Simular Notas de Corte?

Todos os estudantes que se interessam em conseguir uma vaga no nível superior através do Prouni conhecem – ou já ouviram falar alguma vez – sobre o Simulador Prouni 2020, que nada mais é do que uma importante ferramenta que foi criada com o intuito de auxiliar os estudantes por meio de uma espécie de calculadora que permite analisar a nota de corte. Se você veio até este artigo para saber como funciona o simulador Prouni 2020 com mais detalhes, saiba que chegou ao post certo, pois a partir do próximo parágrafo irei te mostrar como funciona. É só me acompanhar!

Simulador Prouni 2020
Simulador Prouni 2020

Como Utilizar o Simulador Prouni

É muito simples e fácil utilizar o simulador Prouni 2020. Basta fazer o seguinte:

  • Em primeiro lugar, clique neste link;
  • Ao ser redirecionado, preencha o formulário com as informações solicitadas abaixo:
  1. Curso desejado
  2. Nota obtida na última edição do ENEM
  3. Cidade pretendida
  4. O seu e-mail de contato.
  5. Feito isso é só clicar no botão verde “Consultar”.
  6. Pronto, agora é só verificar quais são as opções apresentadas em sua tela.

Vale lembrar que a utilização do Simulador Prouni  é totalmente gratuita. Basta ter o acesso a internet para realizar a simulação com a nota alcançada no ENEM.

Pois bem, agora que você já está por dentro de como funciona o Simulador Prouni 2020 me conta como foi o seu desempenho no ENEM. Utilize os comentários abaixo para compartilhar a sua experiência. Até a próxima!


Simulador Prouni 2019

Só para ressaltar, PROUNI 2020 é uma sigla utilizada que diz respeito ao “Programa Universidade para Todos”, que foi criado pelo Governo Federal com o intuito de aumentar a acessibilidade à educação pelos estudantes que economicamente são considerados como baixa renda.

Por meio deste programa, eles podem conseguir bolsas de estudos integrais ou parciais. E assim, dar continuidade aos seus estudos em grandes faculdades e universidades particulares que participam do programa em todo o território nacional.

Prouni 2020
Prouni 2020 – Programa Universidade para odos

Como todo programa, o Prouni chama a atenção de milhares de estudantes e por isso mesmo é bastante concorrido. Sendo assim, as oportunidades de bolsas disponibilizadas acabam sendo limitadas.

E para saber quem tem maiores ou menores condições de conseguir uma bolsa é utilizado o Simulador Prouni 2020 que mostra justamente as possibilidades que o estudante possui para ingressar no programa através da nota de corte utilizada.

Vale lembrar que esta nota de corte emprega para tanto as notas obtidas pelos estudantes na última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para se ter ideia, o Simulador Prouni 2020 funciona como uma espécie de software que é facilmente encontrado em algumas plataformas virtuais de estudo. Com ele, você consegue comparar a pontuação do candidato com a possível nota de corte utilizada pelas universidades de uma determinada região, e assim comparar as suas possíveis chances de ser aprovado ou não no programa.

Alguns dos simuladores mais conhecidos e utilizados pelos estudantes é o Quero Bolsa.


Quem pode participar do Prouni 2020

O Prouni é um programa criado para uma determinada parcela de estudantes brasileiros que mais necessitam de auxilio para continuarem os seus estudos e realizarem o sonho de terem conhecimento e uma boa carreira profissional.

Sendo assim, ele é direcionado aos candidatos que atendem os seguintes requisitos:

  • Candidatos que são considerados economicamente como baixa renda
  • Candidatos que possuem como renda familiar o valor máximo de até três salários mínimos per capita
  • Candidatos que tenham estudado o Ensino Médio em alguma escola pertencente a rede pública de ensino
  • Candidatos que foram bolsistas integrais, durante o Ensino Médio, em alguma instituição de ensino privada
  • Candidatos que possuem algum tipo de deficiência
  • Professores que trabalham na rede pública de ensino.

Nota de corte do Prouni

As notas de corte do PROUNI 2020 não são fixas. Ou seja, elas são determinadas conforme se observa a concorrência dos cursos de graduação e da instituição pleiteada. Mas para ter uma ideia de como essas notas são estipuladas tem-se o seguinte exemplo:

A pontuação mínima para entrada em um determinado curso de graduação geralmente é feita de acordo com a comparação das médias obtidas de todos os candidatos inscritos naquela mesma vaga. Assim pode-se determinar a menor nota que um candidato precisará ter para conseguir a sua bolsa na instituição.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...