Site PROUNI 2020

Depois do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, os estudantes ficam atentos para a inscrição do Prouni para receber bolsa de estudos em universidades particulares de todo o Brasil. Todas informações referentes ao exame poderão ser acessadas através do Site Prouni 2020. Para obter mais informações, acompanhe este nosso artigo que vamos explicar melhor o que é o Prouni, como ele funciona, como acessar o site, como fazer a sua inscrição e muito mais.

Site Prouni 2020
Site Prouni 2020

O Prouni oferece bolsas de estudos para cursos do ensino superior que podem ser parciais ou até mesmo 100% gratuitas dependendo da nota do ENEM garantida pelo aluno.


O que é o Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos criado em 2004 pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Educação. O Prouni é uma forma de abrir espaço para que jovens e adultos de todo o país que não têm condições de arcar com os custos de uma Faculdade ou Universidade.

As bolsas podem variar entre 50% a 100%, dependendo da nota do aluno no ENEM. Caso você tenha ido bem no último exame do ENEM e está dentro dos requisitos solicitados pelo programa – ser integrante de família que recebe até um salário mínimo e meio – então você tem boas chances de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos.


Site Prouni 2020

Para participar do Prouni é preciso:

  • Ter feito o exame do ENEM do ano anterior.
  • Normalmente o ENEM tem suas inscrições abertas no mês de abril e no fim do ano as provas são realizadas.

O resultado sai no mês de janeiro para matrícula dos alunos nas universidades públicas para quem teve as melhores notas. Caso você não tenha conseguido uma vaga em uma universidade pública, pode então tentar uma bolsa de estudos do Prouni.

As inscrições para o Prouni são abertas depois de alguns meses do exame do ENEM para que o estudante se organize para dar início aos seus estudos no primeiro semestre ou segundo semestre do ano.

Site Prouni
Site Prouni

Como Fazer Inscrição no Site Prouni 2020

Para o segundo semestre do ano de 2020 as inscrições para o Prouni estão abertas. Elas se iniciaram no dia 5 de agosto e vai até 30 de setembro. É importante ressaltar que se você ainda não está matriculado na instituição de ensino que deseja se inscrever, a data é até dia 19 de setembro.

Não sabe como fazer a inscrição? Siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site Prouni 2020: http://siteprouni.mec.gov.br;
  • Clique na opção “Fazer Inscrição”;
  • Insira o seu login e senha criados no exame do ENEM;
  • Escolha duas opções de curso que deseja concorrer bolsa de estudos.
Como Fazer Inscrição no Site Prouni 2020
Como Fazer Inscrição no Site Prouni 2020

Não se esqueça de matricular também na instituição particular que deseja estudar levando todas as suas documentações e suas condições para participação do Prouni pela faculdade.


Consulta Resultado no Site Prouni 2020

  • Além de fazer a sua inscrição no Prouni;
  • Comprovar a sua renda familiar;
  • Informar seus dados pessoais;
  • É preciso que o aluno tenha tido uma nota razoável no ENEM para conseguir uma vaga com bolsa de estudos na universidade particular que deseja cursar.

Para fazer a consulta da sua situação no Prouni depois de fazer a sua inscrição e verificar a nota de corte, é preciso:

  • Acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br;
  • Inserir o seu login e senha para acessar o sistema;
  • Verificar internamente se você conseguiu uma vaga para receber a sua bolsa de estudos.
Consulta Resultado Prouni 2020
Consulta Resultado Prouni 2020

Vagas Remanescentes do Prouni

Há outras chances de conseguir bolsas de estudos, pois mesmo com a primeira e segunda chamada, alguns estudantes não realizam a matrícula na Universidade e por conta disso, sobram algumas vagas.

Dessa forma, o MEC realiza uma seleção dos candidatos, os quais tinham atingido a nota de corte suficiente para tal curso. Esses alunos serão chamados e então poderão realizar a matrícula na instituição de ensino.

O estudante possui três chances de conseguir uma bolsa:

  • Primeira chamada;
  • Segunda chamada e;
  • Vagas remanescentes.

Para se classificar no Prouni é necessário atingir uma boa nota no ENEM, assim você terá maiores chances. Além disso, as notas de corte são definidas por cada instituição.


Notas de Corte do Prouni 2020

As instituições de ensino durante o processo seletivo do Prouni determinam uma nota de corte para cada curso, ou seja, uma nota mínima para seleção dos candidatos. Por isso, quanto maior for a sua nota, mais chances você terá de conquistar a vaga.

Sendo essa, uma das formas de eliminar a concorrência. Porém, não é uma garantia, pois as notas de corte podem sofrer alterações diariamente. Abaixo você pode conferir algumas das notas para entender melhor:

Notas de Corte do Prouni
Notas de Corte do Prouni
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...